Toxina Botulínica

O que é? A Toxina Botulínica é obtida de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que bloqueia quimicamente a chamada “placa motora” do músculo, impedindo que ocorra a contração muscular.

É utilizada para paralisar a musculatura e assim diminuir e suavizar as rugas dinâmicas da face.

Como é feito? A toxina (existem diversas marcas, de diferentes laboratórios e países – como o Dysport ®, Botulim®, Botulift®, Botox ®, Xeomin ®) é injetada nos músculos da mímica facial.

A quantidade de solução aplicada vai depender da força do músculo e da quantidade de rugas do pacientes.

Quando verei o resultado? Os resultados começam a aparecer após 3 dias da aplicação. O resultado final é obtido até 15 dias – quando se avalia a necessidade de complementação (se necessários). O efeito da toxina costuma diminuir a partir de 4 meses da aplicação, com redução gradual até os 6 meses. O efeito costuma ser menos duradouro em pessoas que utilizam muito a musculatura facial (esforço físico, exposição solar, emagrecimento recente).

O tempo da reaplicação varia conforme o paciente, em média a cada 5 ou 6 meses, faz-se uma nova aplicação. Após tratamentos repetidos o músculo tratado pode perder sua força e as rugas estáticas (as já marcadas na pele) irem diminuindo, por isso os resultados são cada vez mais duradouros.

Quais associações são possíveis? A toxina pode ser aplicada em conjunto com os Preenchimentos Faciais, Bioestimuladores de Colágeno, Ultraformer III ou até mesmo aos procedimentos cirúrgicos. Todos eles se somam, para um melhor resultado e com diferentes efeitos e objetivos no rejuvenescimento facial.

shutterstock_315736727